segunda-feira, 11 de junho de 2007

Resumo do automobilismo no findi (uau, que corrida...)

E ele conseguiu ! Lewis Hamilton fatura de forma irretocável e irrepreensível, o GP de Montreal. Tava na cara que mais cedo ou mais tarde o jovem piloto chegaria à sua 1ª vitória – seis pódios em seis corridas ! – e dispara na liderança do campeonato.


Hamilton foi simplesmente soberbo. Apesar dos safety-cars, foi perfeito durante todo o final de semana, e segue deixando sua marca na história da F-1 como o mais bem-sucedido estreante. Tem equipamento ? Tem sim. Teve suporte pra chegar até lá ? Claro. Mas, é inegável que tem talento, personalidade, e muito futuro, independente da equipe para a qual guia.

Confesso que tinha esquecido completamente da corrida, e liguei a TV justo no momento em que o Safety-Car estava na pista, e estavam retirando o carro do Kubica – ou o que restou dele.



Aqueles que me conhecem a mais tempo, ou acompanhavam meus comentários nos Blog´s de automobilismo por aí, sabem o quanto admiro e torço por aquele piloto, que tive o privilégio de assistir “destruindo” todo mundo num Interlagos chuvoso, a uns anos atrás.

Todos sabem também o quanto lamento, e ainda sinto falta “do cara”, e o quanto ODEIO ver acidente em pista de corrida.
Pois, ao ver os replays do acidente, foi inevitável sentir aquele mesmo aperto no peito daquela manhã de maio/94. Foi um alívio saber, no final da corrida, que ele estava fora de perigo, e “só” com uma perna quebrada. Hoje de manhã, soube que nem isso – o cara só torceu o pé !!!


Meu único receio é que Sebastian Vettel destrua o cronômetro e faça miséria na corrida de Indianápolis, e Mario Thiessen resolva aposentar o polonês de vez, injustamente. Não espero nada diferente desse rapazinho que, dizem, impressionou tanto quanto Schumacher no início da carreira. Quem assistiu os treinos de sexta na Austrália, sabem do que estou falando. Ele realmente é MUITO rápido.


Outro destaque da corrida, que também me deixa pra lá de contente, foi o show de pilotagem de Takuma Sato. Tá bom, Alonso tava sem freio... ah, vão pro inferno ! O japonês meteu por fora no espanhol e foi embora. Show de bola. Performances dignas de seu 1º ano na F-1, com aquelas ultrapassagens fora-de-série.


Vale lembrar que ele não erra mais como antigamente, e que ninguém é campeão da F-3 inglesa por acaso. Torço muito para que tenha uma nova chance em equipe grande, e brilhe com essa nova geração de moleques atrevidos, que mostram na pista justamente aquilo que fazia com que a molecada pulasse da cama logo cedo no domingo, com os olhos remelentos, pra assistir corrida. Eu, ao menos, perdi a conta do quanto assisti de “Gato Félix” e “Globo Rural”, esperando a corrida começar, há 20 anos atrás...

No mais, Felipe Massa levou 5 pontos na carteira por passar o sinal vermelho, e tomou “Black Flag” junto com Giancarlo Fisichella. Anthony Davidson atropelou um castor, e Rubinho ficou no “quase”. Better luck next time...


Ah, antes que me esqueça ! Senninha faturou as duas corridas no Ferrari Challenge, em Silverstone. Mete ficha neles, moleque !!!
Abaixo, os resultados da corrida e do campeonato, by AutoSport. Para o meu amiguinho que tem preguiça de procurar por aí. Bença, padrinho ! Hahahah



PROVISIONAL RACE RESU
LTS

The Canadian Grand Prix
Circuit Gilles Villeneuve, Montreal, Canada;
70 laps; 305.270km;
Weather: Sunny.

Classified:
Pos Driver Team Time

1. Hamilton McLaren-Mercedes (B) 1h44:11.292
2. Heidfeld BMW Sauber (B) + 4.343
3. Wurz Williams-Toyota (B) + 5.325
4. Kovalainen Renault (B) + 6.729
5. Raikkonen Ferrari (B) + 13.007
6. Sato Super Aguri-Honda (B) + 16.698
7. Alonso McLaren-Mercedes (B) + 21.936
8. R.Schumacher Toyota (B) + 22.888
9. Webber Red Bull-Renault (B) + 22.960
10. Rosberg Williams-Toyota (B) + 23.984
11. Davidson Super Aguri-Honda (B) + 24.318
12. Barrichello Honda (B) + 30.439

Fastest lap: Alonso, 1:16.367

Not classified/retirements:
Driver Team On lap

Trulli Toyota (B) 59
Liuzzi Toro Rosso-Ferrari (B) 55
Massa Ferrari (B) 53
Fisichella Renault (B) 53
Albers Spyker-Ferrari (B) 48
Coulthard Red Bull-Renault (B) 37
Kubica BMW Sauber (B) 26
Sutil Spyker-Ferrari (B) 22
Speed Toro Rosso-Ferrari (B) 10
Button Honda (B) 1

World Championship standings, round 6:


Drivers:
1. Hamilton 48
2. Alonso 40
3. Massa 33
4. Raikkonen 27
5. Heidfeld 26
6. Fisichella 13
7. Kubica 12
8. Kovalainen 8
9. Wurz 8
10. Rosberg 5
11. Trulli 4
12. Coulthard 4
13. Sato 4
14. R.Schumacher 2

Constructors:
1. McLaren-Mercedes 88
2. Ferrari 60
3. BMW Sauber 38
4. Renault 21
5. Williams-Toyota 13
6. Toyota 6
7. Red Bull-Renault 4
8. Super Aguri-Honda 4


4 comentários:

Anônimo disse...

A corrida foi maneira mesmo. Tivemos Takuma Sato ultrapassando Alonso a 3 voltas do final. Jamais pensei em ver isso. E o acidente do Kubica foi espetacular. Ainda bem que não teve nada de grave! Apesar de achar uma batida sempre bonito pros olhos é sempre uma coisa preocupante. Fiquei meio aflito na hora! E o Massa deu mole... E o Rubinho de terceiro foi pra último... novidade!

Anderson Canteiro disse...

Corrida sensacional como há muito tempo eu não via. Principalmente que eu vi a corrida apreciando uma ótima costela e muita cerveja Original.
O Alonso com esta desculpa de falta de freio não pega não. Lembro que o Senna fez uma corrida inteira com o freio traseiro sem funcionar nada. Acho que ele tava é mesmo com um cortador de grama, huahuahua.

Marcog "unoturbo" Oliveira disse...

Anderson, a corrida que você cita do Senna foi na F-3, e foram os freios dianteiros.

Assim que acabou a corrida, quando ele contou o fato, um dos mecânicos colocou a mão em um dos discos de freio e constatou que realmente estavam GELADOS.

Anônimo disse...

Que saudade que eu sinto dos anos que nao tinha prova da escola aos sabados. Eram os dias mais felizes do ano. Acordar ligar a televizao e esperar o treino ou a corrida começar, os programas mais chatos se tornavam os melhores graças a formula 1.

- a corrida foi linda espero que tenhamos outras.
- quero o sato na williams paro ano.



seu blog é muito bom voltarei sem pre!