domingo, 22 de julho de 2007

GP da Alemanha - 22/07

... meu, que corrida !
Dessa vez valeu (e muito) a pena acordar cedo, lavar as remelas, sentar de frente pra TVzona, e assistir a corrida de ponta a ponta.

Logo após a largada, uma chuva monstruosa inunda boa parte do circuito, provocando presepadas e "quase" acidentes bem feios. Por muito pouco, não sobra até pro Safety-Car...
Gostou da TVzona ? Imagina eu... :)

Com a lambança de Raikkonen na entrada do box, e a fila de gente rodando na mesma curva do Liuzzi, a corrida é interrompida com o resultado aí embaixo:


MANFRED WINKELHOCK ? Nããão, o filhote dele, que substituiu o tonto do Albers neste final de semana. Um alemão, filho de grande piloto alemão, correndo na Alemanha, liderando SUA PRIMEIRA CORRIDA DE F-1. Mole ?




Lembro por alto de quando aconteceu o acidente fatal com o pai dele. Foi logo após (ou logo antes) de um acidente em que outro piloto famoso morreu correndo de Sport Protótipos lá em Spa, justamente na Eau Rouge. Aliás, se não me engano, também foi o mesmo ano em que o Elio de Angelis morreu...

Buenas, é óbvio que a pobre Spyker não ia passar muito tempo na frente, e, algumas voltas depois da relargada, o Markus (belo nome) abandona com motor fumando.


Outro fato curiosíssimo neste GP foi a "pescaria" que fizeram do Lewis Hamilton. Ele foi o segundo a passar reto naquela "curva do aguaceiro", e ficou quieto, dentro do carro. Quase se lasca porque o Button (se não me falha a memória) bateu forte nos pneus a poucos metros dele. Eu via tudo aquilo e pensava:

" - Bom, ele deve estar com o macacão todo borrado de marrom a essa hora, porque quase bate exatamente como tinha feito no dia anterior..."

...e foi uma bela duma pancada no sábado, todo mundo viu...

Eis que, instantes depois, aparece a imagem dos caras guinchando o carro COM LEWIS DENTRO !! Eita danado, como é isso ? Deixa que o sem-vergonha manteve o carro ligado, guincharam o carro, recolocaram na pista, e lá foi ele, todo mimoso, pra largar em 17o. Vai interpretar regulamento bem assim lá na Vila Matilde...

No meio do break nosso louvável locutor me manda uma história da corrida do Senna em Donington/93, que eu custo a acreditar: ele disse que em um dado momento o Ayrton passa reto, rasgando, pelo pit-lane, e como o trajeto é mais curto esta torna-se a volta mais rápida da corrida. Questionado após a corrida sobre um erro da equipe, o Ayrton disse a ele que fez um "teste", para o caso de, se o Prost chegasse junto no meio da chuva, ele apelaria.

Verdade ? Sei não. Agora, a pisada MONSTRA do nosso amigo Gavião Bueno foi ter dito que foi a única vez que isso aconteceu, e que logo depois disso optaram pela limitação de velocidade no pit-lane. MENTIRA !!! Jean Alesi já tinha feito isso anos antes na Ferrari, por conta mesmo de uma ordem equivocada da equipe (não etavam prontos pra troca, e ele seguiu acelerando). E, a limitação nos pits veio num pacotão "pró-segurança" que a FIA implementou justamente após a tragédia de Ímola.


Outros fatos interessantes que constatei durante a corrida:

  • Galvão Bueno foi implacável com a pobre Mariana Becker, que de vez em quando interrompia a transmissão com notícias não muito assim, interessantes. Mas, ainda assim, gostei da participação dela. O melhor, até hoje, acho que foi o João Pedro Pais Leme, filho do Reginaldo, que mandava super bem. Mas, ficou legal com ela...

  • Kimi Raikkonen vai meter uma cláusula no seu contrato de renovação proibindo Schumacher de aparecer nos GPs. Até o momento, em TODAS as corridas em que Schumacher apareceu nos boxes da Ferrari, ele se lascou, ou, no mínimo, chegou atrás de Felipe Massa.

  • Eu sugeriria inclusive um adendo ao parágrafo desta cláusula, proibindo Schumacher de se vestir sozinho. PQP, que roupa era aquela no pódio ? O cara é um dos caras mais ricos do mundo, e compra roupa aqui atrás, no Largo 13 de Maio ?

  • Confesso que até hoje (repito: hoje), não achava Fernando Alonso tudo isso. Depois dessa corrida, tenho plena CERTEZA que o campeonato é dele. E não adianta vir me dizer que foi porque o carro saiu melhor depois da segunda chuva (nem ele botou uma fé como o carro tava bom), porque o TONTO do Massa podia ter sentado o reio no trecho seco antes dos pits, pra consolidar uma liderança esmagadora, o que poderia ser suficiente para aquelas sete voltas finais. Pelo contrário, foi deixando Fernandinho chegar aos poucos, como quem não quer nada, pra levar aquele FUMO depois da parada nos boxes. No final da corrida, quase subo no sofá, aponto os braços pra cima, e grito " - Campeóóóóón !!!".

Um comentário:

Anderson Canteiro disse...

Vamos lá, tecer os meus comentários.

1º Sobre a TV. COG não me convide para ir na sua casa assistir corrida, pois eu não tenho roupa apropriada para ficar na frente deste "aparelho televisor". hehe

2º Sobre o Massa. Fiquei puto, achei uma pena ele não ter conseguido sustentar a liderança.

3º Sobre o Hamilton. O cara tava com o regulamento da FIA no porta-luvas do carro. Vai pro inferno, todo mundo que bate sai logo do carro, ele ficou lá na boa.

4º Sobre o Galvão. O cara tá ficando cada vez mais irritante. Primeiro, no sábado ele vibrou com o acidente do Hamilton. No domingo ficou falando que o Hamilton tava confiante demais, que se achava mágico e "uscambau". Passadas algumas voltas, quando o Hamilton já tava ultrapassando o Rubinho o maldito diz: Este piloto é mágico!
Ah Galvão, vai pro inferno.

5º Spiker em 1º no Grid. Os patrocinadores do WINKELHOCK devem ter estar pulando até agora. Nunca eles apareceram tanto na TV quanto ontem.