domingo, 30 de dezembro de 2007

Receitinhas do Marcog vol. 5 - Ribs on the Barbie by Marcog



Essa é minha "Opera Prima": Costelinha suína com molho Barbecue. Um dia, ainda consigo fazer uma macia igual à do Outback.

É mais ou menos assim:


- Compre uma costela suína no mercado (a que eu mais gosto é a TENESSEE, da Perdigão)
- Um frasquinho de molho Barbecue (preferência da Heinz ou da Genko)
- Sal grosso
- Um abacaxi

1 - Passe um pouco de molho barbecue, e espalhe nos dois lados dela com uma colher;
2 - Jogue um pouco de sal grosso, e coloque as cascas do abacaxi por cima, para amolecer a carne
3 - Coloque na churrasqueira, e vire-a de vez em quando priorizando o fogo sempre na parte do osso, pois a carne é um pouco delicada;
4 - Se você tiver uma churrasqueira elétrica, como eu, vale a pena cobrí-la com papel alumínio;
5 - quando a parte de cima estiver douradinha, aplique uma última camada de Barbecue e deixe a parte de baixo (do osso) assando.


Sirva com um bom vinho tinto (Merlot é o meu predileto), e como sobremesa, morangos com uma garrafa de "Colheita Tardia" (o da Aurora é baratinho, uns R$15). Tem uma foto dele lá no meu post sobre charutos.

O resultado ? Pergunta pro "Quase irmão" se ele gostou...heheh

3 comentários:

Anderson Canteiro disse...

Fala Mestre CUCA!!!!
Um feliz 2008 com muito $uce$$o e saúde.

Depois vou te passar uma receita de molho barbecue caseiro , acho que é isto que está faltando para a costela ficar igual ao do outback.

PS. Como está a garganta?

Anderson Canteiro disse...

Bem estou te devendo 2 coisas. Uma parte da dívida vou saldar aqui, passando a receita do barbecue caseiro, vamos lá:

Ingredientes:
Açucar Mascavo;
2 dentes de Alho;
Extrato de tomate;
Mostarda amarela;
Molho inglês;

Preparo:
Esquente uma panela e passe um dente de alho descascado em todo o eu fundo.
Coloque o açucar mascavo e vá mexendo, até misturar.
Depois acrescente o molho inglês,extrato de tomate e a mostarda, sempre mexendo.

Deixe engrossar e utilize nas carnes prediletas.

Não passei medidas pois cada um tem um gosto específico.

Porém no último dia que eu fiz, para 1,5kg de costela suína, eu usei uma lata de extrato de tomate e meio frasco de molho inglês.
A mostarda não deu para saber o quanto foi pois o tubo não é transparente.
O açucar mascavo acho que foram 3 colheres de sopa bem cheias.

Tenho certeza que você achará o ponto ideal.

Anônimo disse...

meu amigo no lugar mencionado por vc a costelinha e assada no forno por 4 horas