sábado, 9 de junho de 2007

Receitinhas do Marcog vol. 3 – Patê de Queijos, especial Dia dos Namorados

Essa eu posso bater no peito e dizer que é 100% invenção minha.

Um belo dia, recebemos num "sorteio" uma peça de quase 1kg de Gorgonzola, que sobrou de uma festinha de queijos e vinhos organizada aqui no prédio. A Alê deu a idéia de fazermos um patê, e eu saí no Google caçando algumas receitas. Separei três, mas, sinceramente, não gostei de nenhuma. Ou melhor, gostei de um pouco de cada uma, e aí veio a idéia.

Confiando no "feeling", calculei as quantidades e os ingredientes que mais gostei, pensei em mais alguns sabores e… voilá !

Ela não gostou muito da idéia, em princípio, disse que ia ficar uma droga, e isso gerou alguns atritos (hehe) que vocês perceberão no roteiro de preparo. Mas, depois que ficou pronto, tudo voltou ao normal (eu acho).

Ingredientes

- 250g de queijo Gorgonzola
- 150g de queijo Parmesão ralado (deixa de ser preguiçoso, compre uma peça inteira e rale. Fica muito melhor que aqueles prontos, xexelentos, de saquinho).
- 1 colher de sopa maionese (não exagere, e nem use aquelas com limão, porque influem bastante no sabor)
- Salsa e noz-moscada à gosto (a noz-moscada é o que dá aquele gostinho “esfumaçado” ao fondue de queijo. É um dos meus temperos prediletos, mas podem acabar com uma receita se você exagerar na quantidade. Use ¼ de uma semente, e, novamente, deixe de boiolagem e rale na hora)
- 1 colher de chá de alho triturado (agora sim, pode ser aquele que você compra pronto, porque é mais pastoso e mistura melhor)
- 1 lata de creme de leite (tire o soro).

1 – Lave BEM as mãos, tire a mulher da cozinha, e tranque a porta;
2 – Ignore gritos e ameaças vindas do corredor;
3 – Pegue um pote grande, ou uma bacia pequena, e vá misturando todos os ingredientes, exceto o parmesão ralado. Como ? Com a mão mesmo, como se fosse Durepox. Vai apertando, deixando escapar entre os dedos. Quanto melhor misturar os ingredientes, mais homogêneo ficará o sabor e a consistência do patê;
4 – Acrescente o parmesão aos poucos à essa massaroca, e continue mexendo. Você vai perceber que ele vai engrossando;

5 – Abra uma garrafa do vinho que ela mais gosta, encha uma taça, passe um pouco do patê em uma torradinha, e abra a porta da cozinnha devagar... quando ela abrir a boca pra reclamar, enfie a torrada inteira na boca dela, dê a taça, e diga que precisa ir urgente ao banheiro. Aposto que, quando voltar, vai ganhar beijinho e elogio. Vai por mim !!



O patê atinge a consistência ideal depois de 1 ou 2h na geladeira. Rende no mínimo duas boas noites de dengo com torradinha na boca, vinho, e beijinhos.


O que sobrar, com cerveja, supre muito bem as necessidades alimentares de algumas horas de cash game, ou em longas sessions de X-BOX madrugada adentro, certo Joe ?

Nenhum comentário: