sexta-feira, 14 de setembro de 2007

Receitinhas do Marcog vol. 4 - Farofa de carne seca

Podem brigar comigo, só agora percebi que desde junho eu não posto nada referente às minhas "estripolias culinárias"...

De lá pra cá, não lembro de ter feito nada digamos assim, muuuito legal, mas no mês passado ganhei um avental de "CHEF" (*) bem legal, que minha sogra tá fazendo por encomenda, e um livro do Jamie Oliver que adorei ! Logo, apronto umas coisas por aqui.

Bem, a receita de hoje tem a ver com uma peça de Carne Seca que eu e a Alê ficamos embaçando pra fazer, e eu na molecagem resolvi dar cabo dela antes que estragasse (com o suporte telefônico da D. Luiza, claro)... então é mais ou menos assim:


- 1 peça de Carne Seca (sei lá, umas 400g dá uma porção boa pra 2 pessoas)
- 1 saquinho de farofa pronta (no mercado tem, de sabores diversos)
- ½ Cebola picada
- Alho à gosto (eu gosto daquele moído, já pronto)
- 1 colher de sopa de manteiga (se tiver aquela manteiga nordestina, de garrafa, melhor)

1 – O ideal é que a carne fique de molho na água por 24h, fazendo umas duas trocas dessa água para que ela perca um pouco o sal. Caso não seja possível (brigadão pela dica, mãe), coloque a peça em uma panela, encha de água e ponha pra ferver. Repita o processo mais uma vez, coisa de 15min ou um pouco mais, até para a carne dar uma “pré-cozida”. É legal fazer isso na panela de pressão, pra ajudar a amolecer a carne.

2 – Tire da água, e desfie a carne seca. Aqui vai uma dica meio “Joselito” – Isso dá um trabalho lascado, o que eu fiz foi jogar a carne “meio cozida” no mixer, e triturei. Ela fica em cubinhos, ou pedaços pequenos o suficiente pra ficar com uma textura legal. Se você preferir ela em fiapos, tradicionalmente desfiada, aí é problema seu...rsrsrr.

3 – Coloque um pouco de óleo numa panela, e ponha pra esquentar. Jogue a cebola, e refogue-a até dourar (manja aquele “Tchhhhh”...? Então...). Coloque o alho, mexa bem rápido e por poucos segundos e já jogue a carne na panela (senão você faz “pipoca de alho”).

4 – O ideal é que a cebola refogada solte bastante água, para que você consiga mexer bastante a carne na panela, fazendo com que ela “frite” um pouco (lembre-se que não ficou tão bem cozida, se você não usou panela de pressão..).

5 – Quando perceber que a carne seca já está ficando no ponto, com uma tonalidade vermelho escura, coloque a manteiga e misture bem. Em seguida, vá despejando a farofa, dosando da forma que preferir. Mexa sempre na panela para que os sabores se misturem, e o conjunto todo fique bem quentinho.
6 – Se perceber que a farofa está ficando muito seca, pode jogar um pouco de azeite enquanto mistura tudo na panela, pra umedecer um pouco.

IMPORTANTE !!! Perceba que em nenhum momento é preciso colocar sal ! A carne já é bastante salgada, bem como a farofa e o alho. Se colocar sal por conta, não vai ficar bom.




(*) Na verdade, é um modelo de churrasqueiro, feito sob medida, mas com uns "plus" que realmente são um belo diferencial de mercado. Interessados, deixem um comment aqui. Depois dou um jeito de tirar fotos.

2 comentários:

Unknown disse...

Como diz meu amigo Gema:
má rapá.. puvafô!!!

Di kiki adianta ter dado um dos melhores presentes do apê, se eu só degustei pão de queijo queimado, geladinho japonêis e breja chóca!!!

Ói, já faz uma cara que não recebo convite argum, pra ir jantar, tomar breja ou jogar chat out.

To mãito trãsti com meus afilhados...
Chega deu uóter in de maufi a receita.

Ah, manda um beijo enorme pra Dna. Luiza e pro Seu Gegê.

Beijo do Gordo.

Marcog "unoturbo" Oliveira disse...

... eu chamo, e vc sempre diz que é longe, sua puta...