Uma das coisas mais agradáveis que descobri no casamento foi aprender a cozinhar. Sempre tive vontade de me aventurar na cozinha – como todo bom gordinho, curto muito uma boa comida e suas combinações de sabores – mas, morando com os pais, isso é sempre um pouco mais complicado.
Sendo assim, resolvi que vou postar de vez em quando algumas das minhas “aventuras culinárias”. Ao que parece, lá em casa venho agradando bastante nos jantares em família – ou todo mundo tá mentindo pra mim...heheh.
Macarrão de Panela de Pressão
3 colheres (sopa) de óleo
500 gramas de macarrão de sua preferência menos spaghetti e talharim (parafuso e penne são ideais)
250 gramas de carne moída ou frango desfiado (pode ser linguiça tb... corte as pontas e extraia só a carne)
1 lata pequena de extrato de tomate
1 caldo de tomate com manjericão
1 dente de alho pequeno amassado
1 cebola pequena picada
1 lata de creme de leite
½ lata de milho verde
Água fervente
Sal a gosto
1 - Ponha a água para ferver em uma chaleira, e leve a panela de pressão ao fogo com o óleo, refogando o alho e a cebola em fogo alto (e liga o "Suggar" porque faz uma fumaceira da moléstia...haha).
2 - Acrescente a carne moída, frango ou linguiça na panela e vá mexendo sempre, fazendo uma espécie de refogado.
3 - Quando a carne estiver mais ou menos dourada, acrescente o extrato de tomate aos poucos, fazendo um molho bem encorpado. O ideal é que esse molho ocupe uns 4 dedos de altura no fundo da panela, e tenha um pouco mais de sal que o usual (siga seu instinto, vá por mim).
4 - Quando o molho estiver pronto e bem encorpado, coloque a lata de creme de leite, espalhando pela superfície, MAS NÃO MEXA O MOLHO (senão o creme de leite fica "talhado", dando um gosto estranho no final)
5 - Imediatamente, coloque o macarrão na panela, e vá despejando água até que cubra o macarrão. Dê uma mexidinha de leve em tudo, tampe a panela, e aguarde.
6 - Quando começar a sair a pressão conte no relógio somente 3 minutos. Em seguida, apague o fogo e deixe a pressão sair devagar, por uns 5 minutos. Quanto mais tempo este processo levar, mais mole ficará o macarrão. Controle o tempo conforme sua preferência.
Pronto ! Abra a panela, e despeje em um refratário (se for preguiçoso, leva na panela pra mesa mesmo...rsrsr). Decore com queijo ralado ou uma camada adicional de molho de tomate, se desejar.
Tentem em casa, e me digam como ficou. Se o "feedback" for satisfatório, a próxima da série é o Picadinho à Bruce Willys !
4 comentários:
Já fiz um parecido, a diferença é que eu não usei carne, só o macarrão mesmo.
Vou fazer este assim que der, te falo depois.
Essa receita é muito boa !!! A gente fazia na praia com linguiça... Rápido, pratico e uma delicia !
Opa, Marco! tdo bom por aí? Cara, experiências culinárias são muito legais de dividir. Posso dar uma dica? use creme de leite de garrafa, que é o creme de leite fresco. aí vc pode colocar que não talha. Essa semana tô meio corrido, mas qdo parar vou ver se coloco link pro teu blog. O post do rubinho tá sensacional!
abs,
p.s.: qdo quiser dicas, escreve lá no blog. tamo lá pra isso. valeus
Pedro, não tenho o endereço do seu Blog...
Postar um comentário